sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Férias - alimentação nas viagens

Janeiro é o mês das férias, e férias é sinônimo de viagens que por sua vez, significa sair da rotina, comer em lugares diferentes, experimentar preparações típicas, o que contribui para fugirmos da rotina alimentar e da balança. Algumas dicas a baixo são fundamentais para as viagens.
• Se a viagem for curta, (até quatro horas) procure fazer uma refeição saudável, antes de viajar. Não custa nada se prevenir e levar com você água e algumas opções práticas.
• Se a viagem for longa e você tiver que comer durante o trajeto, prepare sanduíches no dia anterior à viagem, embale e mantenha na geladeira até o momento da viagem, frutas e água são indispensáveis, as frutas de consistência firme são melhores para essas ocasiões, exemplos: maçã, pêra, goiaba, ameixa, pêssego. Outras opções são barras de cereais sem chocolate, barras de proteínas, frutas desidratadas, cookies, e castanhas oleaginosas, desta forma evitam-se jejum prolongado, caso ocorra um contratempo.
• É desaconselhável experimentar alimentos diferentes durante viagens de negócios ou algum evento que não poderá perder, pois os novos alimentos podem causar desconforto intestinal, azia, diarréia e vômito.
• Cuidado ao consumir água que não seja mineral, e devidamente engarrafada, para não correr o risco de consumir água não tratada, o que pode ocasionar uma grave intoxicação.
• Para o consumo de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar vale a mesma orientação para o dia a dia, o maior problema não e o que você come, e sim a quantidade, você pode comer chocolate, tomar sorvete, comer bolo, pizza ou lasanha, mas com moderação, uma vez na semana.
• Não utilize maionese ou molhos à parte, como acompanhamento dos seus pratos. Prefira pão integral, sírio ao em vez do pão francês, de hot-dog ou caseiro. Escolha queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, hambúrguer assados, e vegetais a vontade.
• Salgadinhos de pacote, refrigerantes, amendoins, frituras em geral, não são bons alimentos do ponto de vista nutricional devido o alto teor de gorduras, e por isso devem ser evitados.

Proximo post, dicas para diferente destinos de viagens.
Fonte: site dicas de nutrição por Gabriela Comachio, texto adaptado.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Inspire-se neste natal, e faça escolhas CERTAS!

- Apesar da tentação, passe longe dos chocotones, estes são muito calóricos, a tradição do natal e PANETONE, com frutas secas, porém não abuse na quantidade, substitua o pão do café da manhã ou do café da tarde pelo panetone.

- Mantenha-se hidratar, mas aposte em água, suco natural e água de coco. Tomar água melhora a circulação, o sistema renal e eliminam as toxinas, já refrigerantes, cerveja, vinho e destilados além serem bebidas alcoólicas contém uma grande quantidade de calorias.

- Fuja dos alimentos ou bebidas com muito açúcar e/ou sal, e sempre bom prestar atenção nos rótulos dos alimentos.

- Evite os produtos com farelos brancos, (pães, massas, farinhas) esses quando consumido em excesso, geram compulsões alimentares e se tornam gordura no nosso organismo. Consuma os alimentos integrais, e ricos em fibras, proporcionando saciedade por mais tempo.

- Nas festas, atenção redobrada com petiscos, aperitivos e sobremesas, faça preparações de saladas, patês de vegetais e queijos brancos para iniciar, e de preferência as frutas para consumir na sobremesa, outras opções são frozen de iogurte e castanhas.

- Saia de casa alimentado antes de ir a ceia. Consuma iogurte desnatado ou fruta ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos.- Além de inibir o apetite, exercícios físicos são a melhor forma de gastar energia e queimar os quilinhos extras. Mesmo no calor, aposte em atividades moderadas e em horários mais frescos para se exercitar. O suor excessivo faz com que o corpo perca mais água em menos tempo. Então, não se esqueça de hidratar o corpo bebendo muita água. Para quem pretende experimentar os docinhos da ceia, invista na malhação e aproveite a festa sem culpa.

- Tire o foco da comida, o mais importante do natal é estar com as pessoas, é confraternizar. Combinar a ceia para que tenha preparações mais saudáveis e uma boa saída para não se arrepender depois.

- Coma devagar, mastigue bem os alimentos, e privilegie as saladas e refogados, carnes apenas as gralhadas, cozidas ou assadas.

Fonte: Site corpo a corpo por Rita Albuquerque, texto adaptado.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aproveite o melhor do natal

O Natal está chegando! E não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido da comemoração, mas devemos aproveitar para confraternizar com familiares e amigos, presentear, dividir momentos e claro, não pode faltar comida nestas ocasiões. Aproveite as dicas de alimentação saudável para o natal.

Os ingredientes light tem menor teor calórico, nessas ocasiões são bem vindos nas preparações: ricota, queijo minas, iogurte desnatado, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas.

Para temperar os pratos, utilize temperos naturais, como alho, cebola e tomate, e ervas aromáticas, (salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, manjerona, orégano, tomilho, sálvia, sementes de mostarda, gengibre, pimenta). Dê preferência ao azeite, ao invés de manteiga e óleo.

Procure fazer as carnes assadas, grelhadas ou cozidas, esqueça as frituras.
Filé de frango 2 filés (100g) 101 calorias
Perú 2 filés (100g) 155 calorias
Chester 2 filés (100g) 162 calorias
Tender 4 fatias (100g) 210 calorias
Lombo 1 fatia (100g) 272 calorias

Para acompanhar as carnes, faça cereais integrais como arroz com sete grãos, brotos, leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha), saladas, refogados.

Aproveite as frutas da época e consuma como sobremesas. Exemplos: ameixa, cereja, uva, manga, pêssego.

Faça preparações natalinas saudáveis, como: Arroz com uva passa, maionese com maçã, salpicão com abacaxi, são pratos tradicionais nestas festas de fim de ano e com sabor agridoce especial de frutas, utilize castanhas oleaginosas em saladas, farofas e até mesmo no arroz, (amendoim sem casca, amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil, pistache e damasco, uva passa e frutas secas também são opções muito saborosas de oleaginosas. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo).

Ao invés do abuso nos refrigerantes e álcool, prepare uma bebida de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos. Deixe a bebida alcoólica para o momento de um brinde e para degustar um bom vinho. Existem vários coquetéis que podem ser utilizados, uma boa opção é a água com gás aromatizada e algumas ervas, como o alecrim e a hortelã – que auxiliam na digestão.


FRACIONE SUA ALIMENTAÇÃO, E CONSUMA COM MODERAÇÃO.

Feliz Natal, um Ano Novo repleto de realizações, saúde, felicidade, alegria, esperança, determinação.

São os votos da Priscila Aline de Nardo.
Nutricionista


Fonte: site cyberdiet e dicas de mulher por Roberta S. S e Ricardo F., texto adaptado.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alimentos e o Sentimento

Buscar conforto na comida para compensar tristezas, frustrações, ou até momentos de alegria e comemoração é uma atitude comum, mas nem sempre a gente percebe que isso está acontecendo. Nessas horas, os alimentos doces e gordurosos, por serem mais saborosos, são os primeiros a serem devorados. “Essa fuga pode até proporcionar algum prazer, mas ele é momentâneo e vem sempre seguido de uma grande frustração” nutricionista Lara Natacci.
Siga estas 5 estrategias para ter controle:

1- Identifique o que faz você comer mais – Faça um diário alimentar, relatando tudo o que ingeriu durante o dia, tomando nota até mesmo dos horários de lanches, refeições e eventuais beliscadas. Coloque também o sentimento que consegue identificar em cada um desses momentos (tristeza, alegria, cansaço..). Ao lado de cada anotação, use uma escala de 0 a 10 para classificar a intensidade da fome, está é uma espécie de exercício de autoconhecimento que vai ajudar a frear os ataques de gula.

2- Liste as atividades que gosta de fazer e substitua as guloseimas por uma delas – Pode ser dançar, passear com o cachorro, ouvir música, andar de bicicleta, escrever, nadar, cantar e por aí vai, procure incluir o maior número possível de opções e quando vier o impulso pela comida, olhe a lista e tente realizar uma delas, com essas trocas você vai perceber que não é fome o que de fato está sentindo.

3- Faça o teste da fome – Levante pela manhã e não tome café. Observe quais são as suas reações quando o apetite desperta. Dor de cabeça, um pouco de tontura, mau humor, fraqueza? Depois desse exercício, quando tiver vontade de comer fora de hora, mas não estiver com uma dessas sensações, a pessoa vai saber que não é fome (esse teste só deve ser feito uma vez).

4- Não armazene guloseimas em casa – O primeiro passo é ir sempre ao supermercado de barriga cheia. Sem os quitutes guardados no armário, vão sobrar itens mais saudáveis e menos gordurosos para se satisfazer num momento de fúria. O risco de exagerar é sempre maior se esses alimentos estiverem ao alcance, você não pode comer aquilo que não comprar.

5- Evite riscar um determinado alimento do cardápio – Na hora de escolher o que comer, inclua sempre um mix de alimentos que fornecem todos os nutrientes de que precisamos, como vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos e proteínas. Estudos provam que restrições severas provocam exageros depois, é aí que entra o famoso efeito sanfona. Não corte radicalmente açúcar ou chocolate, por exemplo, basta diminuir o consumo.
Link
Fonte: site Emagrece brasil por Marcia Melsohn, texto adaptado.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Diferença entre os sucos

Os sucos são importantes, pois refrescam, relaxam, nutrem, fortalecer seu sistema imunológico, dão energia e saciedade, são ricos em vitaminas A e C, beta-caroteno e bioflavonóides, em minerais essenciais como o ferro, fósforo, sódio, potássio, silício, manganês, magnésio, entre outros. São ainda boas alternativas para ingerir frutas e vegetais que não são consumidos adequadamente, além de uma variedade de sabores de sucos de frutas e combinações delas que podem ser formadas, como vegetais, chás e até mesmo ervas aromáticas têm sido utilizadas para produzir os sucos. Você sabe a diferença entre os sucos que bebe? Qual o mais vantajoso, qual a melhor opção? Então confira, abaixo, algumas dicas:

- Pó artificial: esta não é uma boa escolha. Consuma apenas quando as opções seguintes não estiverem disponíveis, pois a maioria das marcas tem uma grande quantidade de sódio e aditivos.


- Concentrado: esta é uma opção de suco encontrado em garrafinhas e que devem ser diluídas em água, sua concentração de água é maior que qualquer outra opção de suco, contendo apenas 10% no máximo do suco de fruta, sendo pobre em nutrientes. Escolha essa opção ocasionalmente, em um dia de correria.


- Caixinha: a embalagem do produto protege seu conteúdo contra a luz e a oxidação, o que dá, ao suco, maior durabilidade. Porém, a maioria dos produtos vendidos são como néctar, ou seja, o suco é diluído em água e permanece com apenas 30% do suco da fruta, além da grande quantidade de açúcar. Mesmo as opções light, que têm a quantidade de açúcar reduzida, são ricas em sódio e esse excesso de sódio favorece a retenção de líquido e aumenta a pressão arterial.


- Polpa congelada: devido ao processo de congelamento da polpa, parte das vitaminas é perdida, cerca de 40%. Mas grande parte dos nutrientes permanecem, sendo assim, uma opção prática e saborosa de consumir o suco, basta bater com em água ou leite e está pronto.


- Natural: feito na hora do seu consumo. Seu consumo não deve passar de 20 minutos após o preparo, para que não perca seus nutrientes. Tanto dentro quanto fora da geladeira, o suco perde principalmente as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B), que oxidam rapidamente em contato com o ar.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Receitas Natalinas!

Clique na revista para expandir!